Governo de Pernambuco moderniza Nota da Moda e garante emissão imediata de notas fiscais no Polo Têxtil do Agreste.

​O governo de Pernambuco por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz-PE) acaba de lançar a Nova Nota da Moda, um sistema totalmente modernizado, mais ágil, intuitivo e seguro, que vai transformar a emissão de notas fiscais no Polo de Confecções do Agreste. Agora, os contribuintes que realizam compras no Moda Center, em Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Caruaru e todas as cidades que compõem o Pólo Têxtil poderão emitir suas Notas Fiscais Avulsas imediatamente, diretamente do smartphone, tablet, notebook ou computador. A modernização elimina a espera de até 48 horas, e que deixava os compradores em situação de risco, circulando com mercadorias sem cobertura fiscal.

Antes, essa demora comprometia a segurança do comerciante e do consumidor, que poderiam ser autuados nos postos fiscais, ter mercadorias apreendidas e pagar multa de até 50% do valor da mercadoria. Com a atualização desenvolvida pela equipe técnica da Sefaz-PE, a Nota da Moda passa a operar dentro do ambiente oficial da Nota Fiscal Avulsa (NFA), agora em um sistema 100% público, transparente e seguro. Além de trazer mais eficiência e simplicidade, a inovação fortalece a conformidade tributária e contribui para a melhoria do ambiente de negócios no polo têxtil, favorecendo a formalização e dando mais segurança para quem compra e vende na região.

Para utilizar, basta acessar a página oficial da Secretaria da Fazenda de Pernambuco, clicar no link da Nova Nota da Moda e seguir para o ambiente seguro de emissão da NFA do Polo Têxtil. A emissão é feita na hora, diretamente na palma da mão. “Estamos garantindo mais eficiência, agilidade e segurança para o comércio do Agreste, além de fortalecer um dos setores mais importantes da nossa economia. Essa entrega é resultado de um trabalho técnico focado nas necessidades reais dos contribuintes e na criação de um ambiente de negócios mais competitivo e regular”, destaca o secretário da Fazenda, Wilson José de Paula.

Para o presidente do CDL de Santa Cruz do Capibaribe, Bruno Bezerra a “Nota Fiscal da Moda tem se consolidado como um relevante diferencial de competitividade para o Polo de Confecções do Agreste Pernambucano. É altamente positivo constatar que a Sefaz-PE permanece empenhada em aperfeiçoar essa ferramenta, fortalecendo com isso o nosso ambiente de negócios. A nova versão da Nota Fiscal da Moda ampliará a eficiência e a segurança nas operações, oferecendo condições ainda mais adequadas para facilitar a vida dos micro e pequenos empreendedores que atuam no polo de confecções”. A modernização integra a estratégia do Governo de Pernambuco de apoiar o desenvolvimento econômico do segmento de tecidos e confecções na região, oferecendo ferramentas que incentivam a regularidade fiscal e asseguram mais tranquilidade e competitividade ao comércio do Agreste.​

Fonte: site SEFAZ/PE